
Projetos Sociais

Um dos tipos de assistência prestada a idosos é a chamada instituição de longa permanência para idosos (ILPI), que são estabelecimentos que prestam atendimento integral institucional para pessoas com 60 anos ou mais, dependentes ou independentes, que não dispõem de condições para permanecer em seu domicílio ou com a família.
No processo de institucionalização de idosos, os vínculos afetivos com amigos e familiares podem tornar-se mais frágeis e menos frequentes. Por esse motivo, novos contatos sociais, ainda que com pessoas que lhe sejam desconhecidas, podem ser benéficos para a saúde mental dos idosos – e consequentemente para seu bem estar geral – e dos voluntários envolvidos.
Entendemos que o processo executado até a entrega efetiva dos buquês de flores beneficiará pessoas em diferentes âmbitos, tendo em vista que o contato social que envolve afeto e troca entre as partes pode beneficiar ambos os lados. Assim, acreditamos promover o bem estar dos idosos que receberão as flores, dos voluntários que se irão entregá-las, e dos idosos da clínica que irão elaborar, juntamente com o decorador, os buquês.
Além disso, o contato de cidadãos comuns e de diferentes idades com instituições de idosos fomenta a sensibilização acerca do processo de envelhecimento, a conscientização da cidadania e o impulsionamento de ações semelhantes com o objetivo de beneficiar mais pessoas.
O projeto consiste na entrega de pequenos buquês de flores e tem caráter itinerante, transitando por diferentes ILPIs do Vale do Paraíba.
As flores são recolhidas de cerimônias de casamento, com apoio do decorador Ricardo Jenkins e, após coletadas no local do evento, são reutilizadas na confecção buquês, executados pelos idosos da Clínica Lara Cavalca, e posteriormente ofertados aos idosos residentes das instituições de longa permanência visitadas.
A ação acontece uma vez ao mês, com data a ser definida pelo decorador, de acordo com os eventos de casamento realizados e a Clínica Lara Cavalca se responsabiliza por fazer o contato com o responsável pela instituição de longa permanência, definindo o dia da semana e horário da entrega dos buquês, mediante o número de idosos residentes.